Conheça a origem do grupo de Reisado do bairro Canela da cidade de Oeiras, no interior do Piauí e saiba mais sobre cada personagem daquele grupo cultural.
ORIGEM DO REISADO EM OEIRAS-PI
Embora o costume de festejar os Reis seja de origem europeia, o Reisado foi trazido para o Brasil ainda no período colonial. O folguedo veio para o Piauí através de indivíduos de outras localidades.
A festividade de origem portuguesa, que chegou à cidade através dos colonizadores, brindou os oeirenses. A festividade dos Reis é uma comemoração católica que celebra os Três Reis Magos, e no Piauí ganhou características próprias com a inclusão do boi e de outros elementos como a negra da cabeça do fogo, a burrinha, o Jaraguá e os caretas. Muitos desses elementos artísticos são resultantes do período da pecuária piauiense.
O Reisado do bairro Canela surgiu na cidade de Oeiras com o Senhor Quelé (in memorian). Este foi o maior representante desta cultura naquela região.
Seu Quelé nasceu em 14 de novembro de 1930, na região da Graciosa, município de Oeiras-Pi. Casou-se com a senhora Clara Maria de Araújo (Dona Clara). Ela, atualmente, reside no mesmo bairro e na mesma rua de outrora- bairro Canela e Rua Major Doca Nunes.
Seu Quelé nunca frequentou uma escola, ele passou a ter contato com a cultura ainda quando era criança, através dos seus pais que brincavam Reis.
Presume-se que o Reisado tenha surgido em Oeiras por volta dos anos de 1945. Lembrando que, trata-se de um estimativa de quando seu Quelé saiu da Graciosa, região interiorana de Oeiras, e veio para a zona urbana oeirense. Onde, nessa ocasião, casou-se com dona Clara.
Com a morte do seu Quelé, em 2 de março de 1997 (aos 67 anos), ocasionado por problemas cardíacos, anos depois, alguns membros do grupo daquela época decidiram dar continuidade a brincadeira do Reisado do bairro Canela. Até dançaram por um tempo, no entanto, por ocupações familiares e profissionais, muitos foram abandonando o grupo e, aos poucos, caindo no esquecimento. Até que em meados dos anos 2000 um jovem morador do bairro Canela, juntamente com seus amigos e colegas decidem renascer a cultura do Reisado.
E hoje, há mais de 15 anos, o atual brincante de Reisado do bairro Canela, Boy, é quem lidera o grupo com o apoio de jovens moradores daquele bairro. E todos os anos, sempre que possível, brincam o Reisado nos finais de anos entrando no ano seguinte. Ou seja, de 24 de dezembro e estendem até o segundo sábado do mês de janeiro do ano seguinte.
O grupo de Reisado do bairro Canela tem os seguintes personagens: Caretas, Burrinha, Jaraguá, Nega do Fogo e Boi. Cada figurino com sua representatividade no grupo cultural.
Créditos da postagem ao Blog do Weslley Boy. Acesse e confira muito mais conteúdos referentes a Cultura.